top of page

Casa Eva Vinhos e Vinhedos

  • Foto do escritor: Maria Amaral
    Maria Amaral
  • 9 de mar.
  • 4 min de leitura

O nome da vinícola - "Casa Eva Vinhos e Vinhedos" - traz consigo um significado profundo, pois a palavra "Eva", derivada do latim, simboliza o ato de respirar, viver e dar vida. É um nome que representa o momento significativo do nascimento do novo empreendimento, liderado por mulheres. Também traz no símbolo a letra “A”, uma homenagem ao seu fundador, Alcides Muraro e ao empreendedor Alberto Muraro – uma união da tradição com o novo tempo. Já a palavra “Casa" evoca um espaço acolhedor, um local seguro, enquanto "Vinhos" representa o produto final e "Vinhedos" a fonte primária de matéria-prima: a uva.


A vinícola foi fundada em 1966 por Alcides Muraro, e posteriormente comandada por Alberto Muraro, avô e pai respectivamente de Alessandra, Karine, Marcele e Francine, que juntamente com a mãe Maria Inês comandam a vinícola até os dias de hoje. E, apesar de terem seguido com a produção dos vinhos de mesa, uma tradição de seus antepassados, sempre pensaram em iniciar a produção de vinhos finos.


Mulheres Empreendedoras no mundo do vinho brasileiro
Da esquerda para direita: Francine, Alessandra, Maria Inês, Marcele e Karine
Enologa Francine Muraro

Francine, então sommelier da vinícola, é responsável pela definição dos produtos, que vão para o mercado e pelo cuidado dos vinhedos. A localização da plantação, as cultivares escolhidas, bem como os sistemas de condução e produtividade, que são pré-requisitos para que o vinhedo esteja dentro do regulamento de uso da Indicação de Procedência (I.P.), cumprindo assim a premissa para fazer parte da Associação dos Altos Montes.


Em 2023, o lançamento das linhas Essência e Sentidos, marca o início de uma nova era para a Casa Eva. Com uma visão empreendedora, as sócias elevam o padrão de produção de vinhos, oferecendo aos consumidores uma experiência sensorial única.


Vinhos Vinicola Casa Eva
Da esquerda para direita: Viognier, Pinot, Marselan, Tannat, Brut de Noir Blanc, Blanc de Noir Nature, Chardonnay, Rosé e Moscatel Rosé)

A linha Essência, nome escolhido por trazer os aromas fermentativos das uvas, é composta por um vinho branco Chardonnay e um Rosé de três cepas distintas, sendo uma ode à delicadeza e ao equilíbrio. Vinhos jovens e frescos da safra 2023, cujos rótulos já convidam à prova, com a provocação dos possíveis aromas que poderão ser sentidos durante a degustação. Além dos vinhos tranquilos, a Linha Essência também contempla um Moscatel Rosé, onde a doçura se equilibra com uma acidez refrescante.


A linha Sentidos apresenta uma seleção de vinhos barricados, primorosamente elaborados, que inclui um branco Viognier, um tinto Marselan e um tinto Pinot Noir, cada um revelando suas características únicas que despertam os sentidos e envolvem o paladar.


Os Espumantes Casa Eva Blanc de Noir Nature e Casa Eva Blanc de Noir Brut, são elaborados pelo método tradicional, permanecendo em contato com leveduras por 24 meses, também fazem parte da linha Sentidos.

Na ProWine 2024, a marca lançou o Tannat 2023, que mostra toda a tipicidade desta cepa para o terroir da Serra Gaúcha.



Vale comentar que os rótulos de cores marcantes, ilustrados à mão, trazem além dos possíveis aromas a serem percebidos, figuras femininas, homenageando as mulheres, e demonstrando todo o cuidado também na finalização de cada um deles.


A vinícola vem conquistando o reconhecimento do mercado, consolidando sua posição gradativamente como uma marca de destaque no cenário vitivinícola brasileiro nestes últimos anos.


1. O que fazer para suportar ou se adaptar às mudanças?

Adaptar-se às mudanças é um exercício constante de aprendizado e resiliência. Na Casa Eva, acreditamos que o segredo está em observar o mercado, entender o consumidor e, ao mesmo tempo, manter a essência da nossa história. Apostamos em diversificar os produtos, aprimorar processos e investir na experiência que proporcionamos aos nossos clientes. Também reconhecemos a importância da colaboração: trabalhar em rede com outras vinícolas, enólogos e parceiros é fundamental para superar desafios e encontrar novas oportunidades.


2. Como a tradição e a inovação se equilibram no processo de produção dos vinhos?

Tradição e inovação se complementam na Casa Eva. A tradição está presente no respeito ao terroir, nas técnicas transmitidas ao longo das gerações e na paixão que nos conecta ao que fazemos. Por outro lado, a inovação nos impulsiona a adotar práticas modernas, aperfeiçoar processos e explorar novas possibilidades que agreguem qualidade e singularidade aos nossos vinhos. Além disso, estamos no processo de restauração da casa antiga da família, que será aberta ao público ainda este ano, proporcionando experiências enogastronômicas que conectam história, vinhos e gastronomia local. Esse equilíbrio entre tradição e modernidade é o que define o espírito da Casa Eva, sempre fiel às nossas raízes, mas com os olhos voltados para o futuro.

 

3. Qual o papel do enólogo e a importância do terroir para a qualidade dos vinhos Casa Eva?

Na Casa Eva, o enólogo Delto Garibaldi, junto com a Francine Muraro, acompanha todo o processo de produção, desde o vinhedo até a taça. O papel deles é fundamental para garantir a qualidade e a autenticidade de cada vinho, traduzindo o terroir da Serra Gaúcha. O terroir é a base de tudo: o solo, o clima e a altitude criam condições únicas que permitem às uvas expressarem seu máximo potencial. Esse cuidado técnico aliado à riqueza natural resulta em vinhos com personalidade marcante e uma forte conexão com a nossa região.

 

4. O que a família Muraro de hoje poderia falar para a família Muraro do começo de toda essa história?

Diríamos: "Vocês plantaram as sementes de um sonho que floresceu ao longo dos anos, e o caminho segue sendo construído. Hoje, nos inspiramos na trajetória que vocês iniciaram e mantemos o compromisso de avançar, sempre honrando nossas raízes e explorando novos horizontes.”


Fonte:

Casa Eva Vinhos e Vinhedos




Comments


bottom of page